Sinais vitais





Os sinais vitais, é um dos procedimentos mais realizados pela enfermagem. As alterações das funções corporais podem indicar enfermidades. Por essa razão o nome sinais vitais. A avaliação deste auxilia equipe de saúde na tomada de decisão sobre as intervenções.



TEMPERATURA

Um dos sinais vitais é mantida entre produção e perda de calor pelo organismo no ambiente e deve-se ao mecanismo controlado pelo hipotálamo.
O ser humano possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio ambiente. O equilíbrio térmico é conseguido através do balanço entre a perda e a produção ou aquisição de calor.
Valores da temperatura:
Normal 36ºC a 37ºC
Temperatura axilar- 36ºC a 36,8ºC
Temperatura bucal- 36,2ºC a 37ºC
Temperatura retal- 36,4ºC a 37,2ºC

Hipotermia: Temperatura abaixo de 35°C
Afebril: 36,1°C a 37,2°C
Febril: 37,3°C a 37,7°C
Febre: 37,8°C a 38,9°C
Pirexia: 39°C a 40°C
Hiperpirexia: acima de 40°C



PULSO

O pulso radial é habitualmente o mais verificado.

Média normal do pulso:
Adultos – 60 a 100 bpm;
Crianças – 80 a 120 bpm;
Bebês – 100 a 160 bpm.
Acima dos 60 anos: - 60 a 70 bpm


RESPIRAÇÃO

A principal função da respiração é suprir as células do organismo de oxigênio e retirar o excesso de dióxido de carbono. É nesse processo que o sangue venoso se transforma em sangue arterial. A frequência respiratória em geral é mensurada através da observação da expansão torácica contando o número de inspirações por um minuto.



Valores normais:
Adultos – 12 a 20 mpm (movimentos por minuto)
Criança: - 20 a 25 mpm (movimentos por minuto)



PRESSÃO ARTERIAL (PA)

Esse é a medida da pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias. A pressão ou tensão arterial depende da força de contração do coração, da quantidade de sangue circulante e da resistência dos vasos.
Ao medir a pressão arterial consideramos a pressão máxima ou sistólica que resulta da contração dos ventrículos para ejetar o sangue nas grandes artérias e a pressão mais baixa ou diastólica, que ocorre assim que o coração relaxa. A pulsação ventricular ocorre em intervalos regulares. A PA é medida em mmHg. Difícil definir exatamente o que é pressão arterial normal.


Valores normais para um adulto:
Pressão sistólica: 140x90mmHg
Pressão diastólica: 90x60mmHg



Hipertensão: PA acima da média
Hipotensão: PA inferior à média
Convergente: a sistólica e a diastólica se aproximam
Divergente: a sistólica e a diastólica se afastam

0 comentários:

Postar um comentário